segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O Sentimento Perpétuo.















Konbawa, mina-san!


Neste domingo ocorreu a 31ª Festa das Cerejeiras no Parque do Carmo, Zona Leste de São Paulo.

Apresentações individuais ou em equipe de grupos de dança, além de grupos de Taiko foram uma das atrações do evento. Porém, como o próprio nome diz, as grandes estrelas da festa eram as Sakura.

Além de bancos dispostos próximos às árvores, muitos oji-san (avô) e oba-san (avó) estiravam esteiras no chão, com intuito de praticar o hanami, tão difundido e milenar na cultura Japonesa.

O hanami significa, literalmente "apreciação das flores", momento no qual as pessoas param para admirar a beleza da flor de cerejeira. Para se ter uma idéia, o hanami ja era apreciado no período Nara (710 - 794), mas com ameixas, sendo o imperador Saga (786 - 842) quem determinou o primeiro hanami de sakuras no jardim do palácio imperial, em Kyoto, após observar a nobreza e fugacidade das cerejeiras.

A comemoração não limita-se apenas a um espetáculo visual. Há uma forte simbologia, já que a sakura sempre foi apreciada pelos japoneses e faz parte da temática do haiku, ou haikai (poema japonês de 31 sílabas que pode ser declamado "em apenas um suspiro").

O desabrochar da sakura marca, além do início de um novo ano e da primavera, expressa também o fim de um tempo, cujo lembranças ficam marcadas como lições. Nesta data, os japoneses param para repensar a própria vida, dentro do período de alguns dias da floração das cerejeiras, tornando-se apenas galhos após esse período.

Faço questão de integrar aqui este trecho na íntegra, disponível na ACBJ:

"Assim, dizem que as sakura representam, em sua fugacidade, o que há de mais belo e sintético na natureza. Eram associadas à coragem dos samurais, que não temiam a própria morte, posto que sua existência é intensa e fugaz, ao mesmo tempo. Para os poetas, a arte do kendo (espada) e do shodo (caligrafia) estão muito próximas, da mesma forma que a vida e a morte. Durante sua breve floração, as cerejeiras representam, senão, a metáfora da vida – breve, intensa e fugaz."

Para mim, particularmente, foi um déjà vu, daqueles que trazem exatamente o sentido empregado sobre a metáfora da vida: tão breve, de intensidade admirável e tão fugaz quanto um suspiro"... aquele suspiro que dei, com a sensação de já haver passado por aquilo.. chorado e experienciando uma vida que não mais existe fisicamente, mas sua intensidade fora tão grande no passado que me atingiu nessa - atual - existência.

“samazama no / koto oimoidasu / sakura ka na” (quantas memórias / me trazem à mente / cerejeiras em flor). Haikai do Poeta Matsuo Basho (1644 - 1694).


Obrigado natureza, você é o grande amor incondicional que eu nunca saberei dimensionar!

Boa noite a todos, queridos (as).


Ps.: Konbawa, mina-san (boa noite a todos); imagens: arquivo pessoal, tiradas na festa.

sábado, 1 de agosto de 2009

A Novidade


Boa noite (madrugada?! 4h30 agora... A dúvida soberana da postagem anterior)

Queridos(as)!
Alugo-os nesta madrugada linda e inspiradora para anunciar uma idéia que desejo compartilhar com vocês!

Como referi na postagem anterior, respondendo ao comentário da Bruna, que desejava postar algo diferente.

Pois então, eis que, nesta madrugada, auxiliado por uma trilha sonora peculiar (álbuns: The Magic Numbers - Those the Brokes; Muse - Black Roles and Revelations; e Supertramp - Breakfast In America) e opiniões de amigos, despertei uma idéia sobre algo que adoro fazer, mas não divulgo muito.

Enfim, sem mais nhém-nhém-nhém e blá-blá-blás: Pretendo postar uma história aqui!

Meus maiores receios é deixar a leitura bem agradável aos olhos e senso.. não abusando muito do tamanho da postagem, evitando deixar o texto de forma perdida.. MAS, para tanto, esforçarei-me em manter o texto agradável =)

Não farei mistério quanto ao conteúdo: O tema irá tratar da vida de um inseto, um grilo. Ele vive situações no qual observa o comportamento de outros invertebrados e o da nossa espécie em seu ambiente, em especial um pesquisador que acompanha sua rotina durante um período.

O texto é fictício, mas retratará de forma mais próxima da realidade o comportamento dos bichos (em laboratório) tratando-os como iguais no ambiente natural... SIM, TINHA que ser idéia de um BIÓLOGO xarope que é apaixonado por comportamento animal! hahaha.

Espero que agrade vocês... ah! Quanto à foto, foi tirada no Parque Raul Seixas, enquanto efetuava observações de fauna sinantrópica (que se adaptaram a viver com a nossa espécie) do parque Raul Seixas, Zona Leste, São Paulo.

Ah, outra coisa! Se possível, deixe seu comentário para apresentar como deseja que eu venha a postar.. pensei em colocar por capítulos.. mas estou aberto para propostas!

Um excelente domingo para Todos e obrigado! =)

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Insolente insônia

Boa noite.. Bom dia..!..? Ih, perai, agora são 3h29 da madrugada. Afinal de contas, desejo o que aqui? rs..

Às vezes me pego com esses pensamentos enquanto respondo emails, scraps de orkut ou comentários em blogs na madrugada. Na dúvida, vou com o tão benvindo 'boa noite', como fiz no blog da Renata.

Afinal de contas, o que há de tão bom na madrugada a ponto de despertar meu interesse em postar sobre o assunto?

A madrugada aflora a curiosidade na gente, a vontade de sentir demasiadamente tudo ao nosso redor. O silêncio... ela tem como aliado esse elemento interessantíssimo, pois ele aguça nossos sentidos. Exemplo? Você anda na rua, sente as paredes, o chão, seus passos.. sua sombra, o vento soprando.. Incrível!

Semanas atrás, durante um passeio com amigos durante a madrugada, fui sentindo o ambiente.. e constatei que ela é intensa e instável: num piscar de olhos.. pronto! O que era doce ficou salgado! Numa rua, um casal se pegando e, esquina seguinte, uns nóias dando uns pegas! Chegou a mesma conclusão?

Não!?

Tem mais..! Voltando ao passeio com amigos... Ah! Na madrugada sim, desperto aquela nostálgica época onde não havia preocupações com o espaço e tempo! Essas coisas de preocupar-se com Monografia?? Jamais!! Era video-game, violão, bate-papo e poesia até o alvorecer.

Sem dúvidas, há inúmeros momentos marcantes na minha vida que aconteceram de madrugada. Alguns (?) prefino não comentar, pois seria inculto da minha pessoa.

Àquelas pessoas que possuem o hábito de leitura, seja madrugada ou qualquer hora do dia, dê uma passadinha no SCRIBD. Alguns dos livros que encontrei lá (recomendo):


O Caçador de Pipas - Khaled Hosseini
A Revolução dos Bichos - George Orwell
Como Emagrecer Fazendo Sexo - Richard Smith


Bom pessoas. Boa leitura, ou, no meu caso, boa noite! =)

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Brévias..

Humm.. que semana gostosa...
Chuvas que vêm sem dar aviso, surpreendendo até mesmo a meteorologia.. adorável.. Final de férias.. e tudo voltará ao que era antes... voltará? Claro que não!
Há fatos em nossa vida que mudam nosso modo de pensar.. reelaboram idéias antigas, reviram a terra de onde brotam as sementes de nossos atos e condições humanas, limitações.. e, revirando, faz-se expor outras sementes adormecidas, aquietadas aguardando oportunidade ideal para brotar.

"Nada se perde, nada se cria, tudo se transforma".. Lavoisier (1743 - 1794), quando elaborou a Lei da Conservação de Massas provou isso! Porém, extendendo filosoficamente a outros campos.. (como o campo onde a semente irá brotar - pq não?-) está contido em nós desenvolver os vários tipos de sementes (amor, ódio, tristeza, felicidade...). São sementes dispostas em nosso campo, assim como os receptores neuronais estão para os diversos tipos de drogas existentes e que virão a existir um dia.

Mas.. O que quero provar com isso, certo? Bom, digamos que tudo nessa vida é sinérgico, que cada passo nosso, no campo físico e espiritual é monitorado, reage sempre com algo.. e não perdemos nada, não criamos absolutamente nada. Nós temos tudo o que precisamos para ser felizes, só não nos damos conta disso.. e está tudo contido em nossa essência como ser! Basta 'evoluir' sua condição humana e buscar essa semente adormecida, dentro do seu campo e, tcharam! lah estará!

Neste exato momento chove, e muito! Adoro a chuva.. o som contínuo da água caindo sobre o solo é como uma vibração, fazendo-nos concentrar melhor, pensar melhor. Literalmente: lava a alma!

O bater de asas de uma borboleta pode desencadear uma série de eventos n'outros ambientes. Na nossa realidade: um telefonema, uma conversa explanadora ou mesmo um sorriso pode gerar um tufão dentro de nós, revirando nossas sementes, arrancando árvores pelas raízes, cedendo lugar para outra instalar-se.

Foi uma semana de transformações: Tive a oportunidade de estar com amigos maravilhosos, de bater um papo deliciosíssimo e, muitas vezes instrutivo, coloquei em prática um projeto ousado no serviço e, como se não bastasse tanta coisa boa, ainda pude me surpreender com o ressurgimento de uma pessoa que jamais saiu dos meus planos!

"Descobri que podemos SIM, ser melhores em absolutamente tudo o que fazemos"

quinta-feira, 23 de julho de 2009



Incrível como há coisas que, por mera ocasião de nossa rotina que ausenta a apreciação do belo, levando somente ao consumismo, passemos despercebidos perante tanta beleza..
Nesse blog pretendo expor imagens de autoria própria, tiradas no decorrer do meu dia-a-dia. Seja no trabalho, nas visitas à outros parques da cidade.
Essa imagem foi tirada no Parque Raul Seixas, Zona Leste, São Paulo.